Ferroviária vence para assumir vice-liderança do Brasileiro Feminino
21/05/2024 - 08:20Futebol feminino segue destaque no Brasil
O atacante Gabigol, do Flamengo, recebeu uma punição de dois anos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). O julgamento, finalizado em 25 de janeiro, resultou em cinco votos a favor e quatro contra a suspensão de Gabigol. A punição terá início a partir de 8 de abril do ano passado e se estenderá até abril de 2025. O jogador tem a opção de recorrer da decisão junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
O Flamengo emitiu uma nota oficial expressando surpresa com a decisão e afirmou que apoiará o atleta no processo de recurso ao CAS, pois acredita que não houve nenhum tipo de fraude ou tentativa justificando a penalidade imposta.
Gabigol foi denunciado pela Procuradoria de Justiça Desportiva Antidopagem no dia 21 de dezembro, quase oito meses após a realização dos exames antidoping no Centro de Treinamento (CT) do Flamengo. A acusação se baseia no código 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que aborda a "fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle", sujeitando o infrator a uma suspensão máxima de quatro anos.
De acordo com a denúncia feita pelo procurador João Guilherme Guimarães Gonçalves, o camisa 10 do Flamengo teria dificultado a realização do exame, não cumprindo o repouso mínimo de duas horas após a atividade física e tentando ocultar a genitália durante a coleta de urina, procedimento que deve ocorrer na presença do oficial responsável.