ANS solicita explicação da Golden Cross sobre suspensão da venda de planos de saúde
John Doe
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está aguardando esclarecimentos da Golden Cross em relação à suspensão da venda dos planos de saúde. A ANS informou que ainda não recebeu um pedido oficial de suspensão e, portanto, a operadora não tem autorização para proceder com a medida.
No último dia útil (7), a agência enviou um ofício à Golden Cross solicitando esclarecimentos após anúncios públicos sobre a suspensão da venda. De acordo com a ANS, a operadora não está autorizada a interromper a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho). Todos os planos registrados na agência e listados como "ativos" devem permanecer disponíveis para aquisição pelos consumidores até que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS.
A ANS também esclareceu que, em relação à parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross, não é necessária nenhuma autorização específica, pois isso é permitido por lei e regulamentos do setor de saúde suplementar. É necessário comunicar à ANS apenas em caso de alteração no tipo de contratação registrado.
A Golden Cross está em processo de diálogo com a ANS e afirma que a interrupção temporária na venda de planos de saúde foi planejada como parte da reestruturação de seu portfólio de produtos para se adequar ao novo Programa de Compartilhamento de Risco, conforme a Resolução Normativa nº 517. A empresa destaca que os planos odontológicos continuam sendo comercializados normalmente.