Hemocentro de Brasília: Estoque Crítico atinge 60% da Capacidade - Saiba como Ajudar
John Doe
A Fundação Hemocentro de Brasília está em situação de emergência, com apenas 60% do estoque ideal para atender a demanda da rede pública de saúde do Distrito Federal e hospitais conveniados.
Segundo a entidade, a queda no fluxo de doadores, aliada ao aumento da demanda por transfusões devido à epidemia de dengue, impactou os estoques de sangue do Hemocentro de Brasília.
O Hemocentro suspendeu a necessidade de agendamento para doação de sangue entre as 14h e as 18h até 30 de março, devido à urgência. Todos os tipos sanguíneos são necessários, com destaque para O positivo, O negativo e AB negativo com níveis críticos.
Em fevereiro de 2023, foram realizadas 2.316 transfusões de plaquetas na rede pública do DF e hospitais conveniados. Já em fevereiro de 2024, o número subiu para 3.101 transfusões, sendo cerca de 30% para pacientes com dengue.
As plaquetas, que têm validade de cinco dias, são essenciais e o Hemocentro registra uma média de 127 doações diárias em março, abaixo do ideal de 180 bolsas/dia para manter os estoques seguros.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg e estar saudável. Pessoas que passaram por cirurgia recente ou exame endoscópico devem consultar o site do Hemocentro para ver se podem doar.
Em casos de dengue grave, é preciso esperar seis meses após a recuperação para doar sangue. Para casos de gripe recente, o período de espera é de 15 dias após os sintomas desaparecerem.
Se tiver tido covid-19, o prazo é de 10 dias após o fim dos sintomas, desde que não haja sequelas. Caso seja assintomático, a contagem começa na data do exame.