Caixa realiza pagamento do novo Bolsa Família aos beneficiários com NIS terminando em 9
27/03/2024 - 13:26Pagamento do Bolsa Familia 2024
A Receita Federal inicia nesta quinta-feira (21) a consulta ao mais recente lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física. Mais de 206 mil contribuintes que estavam na malha fina e regularizaram sua situação com o Fisco receberão um total de R$ 339 milhões. O crédito será depositado na conta indicada na declaração do IR no próximo dia 28.
No total, 205.930 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados, incluindo 4.201 pessoas com mais de 80 anos, 28.541 de 60 a 79 anos, 3.404 com deficiência e 6.910 que têm o magistério como principal fonte de renda. Além disso, 106.096 contribuintes sem prioridade legal, mas que preencheram a declaração de forma pré-preenchida ou escolheram o recebimento via Pix, foram beneficiados, juntamente com outros 56.778 contribuintes não prioritários.
A consulta pode ser realizada diretamente no site da Receita Federal. Basta acessar a área "Meu Imposto de Renda" e clicar em "Consultar a Restituição". Também é possível verificar pelo aplicativo da Receita Federal em dispositivos móveis.
Se o contribuinte não encontrar seu nome na lista, deve acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para verificar o extrato da declaração. Caso identifique pendências, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
No caso de a restituição não ser depositada na conta informada, como em situações de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade por meio do Portal BB ou pelos telefones disponíveis.
Se a restituição não for resgatada dentro do prazo de um ano, é necessário solicitar o valor no Portal e-CAC. Ao acessar o menu adequado, o contribuinte poderá solicitar a restituição não retirada na rede bancária.