Vacinação contra gripe: começa nesta terça-feira no Distrito Federal
John Doe
O Distrito Federal dá início nesta terça-feira (19) à vacinação contra gripe. Segundo a Secretaria de Saúde, 125 pontos estarão disponíveis para oferecer a dose, incluindo a Rodoviária do Plano Piloto. Confira aqui a lista completa com endereços e horários de funcionamento.
A unidade federativa é a primeira a iniciar a imunização contra a gripe este ano. A campanha nacional está prevista para começar no próximo dia 25. O Distrito Federal já recebeu 100,5 mil doses do lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde.
Em comunicado, a Secretaria de Saúde ressaltou que a antecipação visa imunizar o maior número de pessoas, considerando o aumento da circulação de vírus atualmente.
Quem pode se vacinar
Conforme as orientações do ministério, a vacinação contra a gripe no Distrito Federal será focada nos seguintes grupos prioritários:
- Idosos a partir de 60 anos
- Crianças de 6 meses a 5 anos (com destaque para as que receberão o imunizante pela primeira vez)
- Gestantes e puérperas
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais de saúde
- Professores, profissionais de saúde, trabalhadores de segurança e salvamento, militares, caminhoneiros, portuários, trabalhadores de transporte, profissionais do sistema prisional
A apresentação de documento de identificação e a caderneta de vacinação são requisitos ao comparecer a um dos pontos de imunização. Mesmo quem já foi vacinado em anos anteriores deve se vacinar este ano, segundo a Secretaria de Saúde.
Entenda
Tradicionalmente realizada entre abril e maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada este ano devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A entrega antecipada das doses foi negociada e distribuída aos estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
De acordo com o ministério, a vacina trivalente previne contra os vírus que geralmente aparecem entre maio e julho no Brasil. A expectativa é vacinar 75 milhões de pessoas em todo o país. É possível receber a vacina contra a gripe junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.